Programa apoiado pela Uniselva realiza mutirão de cirurgias para crianças
Publicado em | 11/10/2016
Foto: Divulgação-Smile Train Brasil/Agir Comunicação.
Na semana em que se comemora o Dia das Crianças, o Programa de Fissuras Labiopalatinas do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM), localizado em Cuiabá, realizará um mutirão de cirurgias corretivas de fissuras labiopalatinas em cerca de 20 menores, proporcionando uma reabilitação funcional e estética para elas.

A ação faz parte da 2ª Campanha Nacional de Fissura Labiopalatina, idealizada e promovida pela Smile Train Brasil em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e a Fundação IDEAH, com objetivos de conscientizar a população para o problema e diminuir as filas de espera pela cirurgia corretiva.

O HUJM, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), é a única unidade de saúde da região Centro-Oeste a participar da campanha este ano. Outras três cidades terão bases cirúrgicas - Manaus (AM), na Fundação Hospital Adriano Jorge, Marabá (PA), no Instituto Sorriso Legal e em Sobral (CE), na Associação Beija-flor.

Em Cuiabá, nesta quinta-feira (13), a partir das 14h, será realizada a triagem para selecionar até 20 crianças que serão operadas nos dois dias de cirurgia (14 e 15 de outubro).

Elas serão selecionadas de acordo com as condições de saúde e o tempo na fila de espera pelo procedimento. Esse é um dos objetivos principais da campanha, além de promover junto à equipe multidisciplinar do Hospital Universitário/Ebserh/UFMT a oportunidade de aprimorar técnicas avançadas de reconstrução facial.

As atividades serão abertas aos profissionais da saúde interessados na área de fissuras labiopalatinas.

Juntamente com os profissionais do Programa de Fissura Labiopalatina do HUJM, o mutirão cirúrgico contará ainda com a participação de dois renomados cirurgiões plásticos que atuam em importantes centros nacionais da área de correção de deformidades craniofaciais.

São eles, o médico Diógenes Laércio Rocha, doutor em Clínica Cirúrgica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Ele é cirurgião plástico do Hospital das Clínicas da FMUSP e do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da USP, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Associação Brasileira de Cirurgia Craniomaxilofacial.

Outro profissional que participará do mutirão na capital mato-grossense trata-se do médico Rui Pereira, formado pela Universidade de Coimbra, Portugal, com residência em cirurgia plástica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ele é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e chefe do serviço de cirurgia plástica do Instituto de Medicina Integral de Pernambuco (IMIP), um dos maiores centros de referência para o tratamento de fissuras labiopalatinas do nordeste do Brasil.

O Programa

Por meio do Programa de Fissuras Labiopalatinas, pacientes de todas as idades com má formação craniofacial - toda alteração congênita que envolve a região do crânio e da face, sendo a fissura de lábio ou palato a mais frequente - recebem tratamento e acompanhamento gratuito no Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM), em Cuiabá, até estarem completamente reabilitados funcional e esteticamente.

O programa, em atividade desde 2005, atende pacientes de todo o estado e de outros circunvizinhos, como Rondônia, Acre e Tocantins. Está estabelecido como um projeto de extensão gerenciado pela Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (Fundação Uniselva).

O projeto é desenvolvido com apoio da Smile Train, instituição internacional de caridade infantil que apoia hospitais e centros especializados para que crianças e adultos nascidos com fissuras recebam tratamento com qualidade e segurança.

Mas, conforme explica o coordenador do programa, professor Adalberto Novaes, a cirurgia é apenas uma das várias etapas do tratamento oferecido pela equipe do Hospital Universitário a pacientes com fissuras labiopalatinas, que inclui assistência interdisciplinar em várias áreas da saúde, como medicina, odontologia, fonoaudiologia, psicologia, nutrição, serviço social.

Assessoria de Comunicação | Fundação Uniselva (Com Assessoria de Comunicação/HUJM e Agir Comunicação/Smile Train)