Uniselva seleciona tutores para o curso "Cidadania e Controle Social", parceria entre UFMT e TCE
Publicado em | 15/02/2017
Aula inaugural do curso de Cidadania e Controle Social, em 2016 (Foto: Thiago Bergamasco/TCE-MT).
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), por meio da Fundação Uniselva (entidade de Apoio e Desenvolvimento da UFMT), abrem nesta sexta-feira (17) as inscrições para o processo seletivo de tutores a distância para o curso de extensão Cidadania e Controle Social.

O edital, da Secretaria de Tecnologia Educacional (Setec-UFMT), está disponível aqui.

São ofertadas 40 vagas.

As inscrições serão realizadas somente por e-mail e ficarão abertas até a próxima quarta-feira (22).

Para se candidatar é preciso possuir algum vínculo com a UFMT.

Podem ser docentes, técnico-administrativos ou discentes de algum programa de pós-graduação (lato sensu ou stricto sensu) da universidade, graduados (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo) em Administração, Direito, Educação, Pedagogia, Ciências Contábeis, Econômicas ou Sociais, com, no mínimo, especialização concluída em uma dessas mesmas áreas.

Servidores da UFMT devem apresentar documento de autorização, expedido pela unidade administrativa a qual está vinculado, para participação no projeto.

Os interessados ainda devem ter experiência em tutoria ou educação à distância.

É exigida disponibilidade de vinte horas semanais para se dedicar ao trabalho a distância no curso, devendo estabelecer e promover contato com os cursistas pelos quais ficará responsável, acessando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no mínimo, uma vez ao dia.

Devem também ter disponibilidade de agenda para encontros presenciais a critério da coordenação do curso e do TCE-MT.

Para realizar a inscrição, os interessados devem providenciar o preenchimento e assinatura da ficha de inscrição, anexo I do edital, da declaração de disponibilidade, anexo II do edital, mais a documentação especificada no item 8 do edital do processo seletivo.

Toda a documentação digitalizada deverá ser encaminhada para o e-mail tutores-tce@fundacaouniselva.org.br, com o assunto Seleção Tutor a Distância.

Após análise da documentação enviada, a divulgação prévia das inscrições aceitas será realizada no dia 23 de fevereiro. Os recursos podem ser impetrados no dia seguinta (24) e o resultado definitivo das inscrições aceitas será feiro no dia 1º de março.

As entrevistas serão realizadas no dia 08 de março.

O resultado final do processo seletivo está previsto para sair no dia 13 do mesmo mês.

A aula inaugural do curso, na qual os tutores selecionados deverão comparecer, está marcada para o dia 30 de março, às 14:30h, no auditório da Escola Superior de Contas, anexa ao TCE-MT.

A tutoria

Os tutores selecionados receberão, durante o tempo que atuarem no curso, até o limite de quatro meses, bolsa mensal de R$ 960,00, com início em 1º de abril deste ano.

Cada tutor atenderá 50 cursistas. Conforme a metodologia elaborada pelo TCE-MT, deverão exercer suas atividades no AVA.

Os tutores deverão encaminhar semanalmente para os coordenadores de tutoria um diário de classe com o desempenho dos cursistas pertencentes à sua turma; incluir atividades de aprendizagem cooperativa e acompanhar sua turma por meio de fórum, grupos em redes sociais ou aplicativo de mensagens; sanar dúvidas, alinhar os conteúdos, instigar a reflexão e a mudança de paradigmas; tornar o ambiente virtual atrativo, desenvolver ações e estratégias para motivar os cursistas e evitar o abandono do curso; entre outras atribuições apontadas no edital.

Outras informações: (65) 3615-6242 / 6243