Uniselva apresenta Relatório de Gestão; Fundação gerenciou 377 projetos em 2016
Publicado em | 14/06/2017
Foto: Assessoria de Comunicação/Fundação Uniselva.
Reunidos na manhã desta terça-feira (13), na sede da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (Uniselva), os membros dos Conselhos Curador e Fiscal da entidade aprovaram por unanimidade o Relatório de Gestão referente ao ano de 2016.

A publicação retrata o balanço das atividades realizadas no ano passado, resultado do suporte aos projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico, tecnológico e de estímulo à inovação da instituição apoiada - a UFMT.

Em 2016, 90 novos projetos deram entrada na Uniselva, sendo 41 de extensão, 04 de pesquisa, 32 de ensino e 13 de desenvolvimento institucional.

Entre iniciativas novas e em andamento, a Fundação gerenciou ao todo 377 projetos, dos quais 58 são oriundos de convênios, 278 de contratos e 41 referentes aos Projetos Globais Anuais, das unidades acadêmicas da universidade (Faculdades, Institutos, Secretarias, hospitais, entre outras).

O relatório observa que, comparando o exercício de 2016 com o de 2015, houve uma redução de 11,76% na entrada de novos projetos e uma expressiva diminuição dos projetos de pesquisa, provável reflexo da crise brasileira e das baixas perspectivas de incentivos e instrumentos de financiamento.

Por outro lado, destaca significativo aumento na oferta de projetos de ensino, com uma variação positiva de 220% em relação a 2015.

Ao longo de 168 páginas, o documento é composto por oito partes principais: Identidade Organizacional, com a estrutura administrativa e as instâncias de decisão; Ações Institucionais; Projetos em Destaque; Uniselva em Números, com indicadores da transferência de patrimônio e dos ressarcimentos à UFMT, das licitações, obras, serviços de engenharia, importações e compras realizadas, das bolsas concedidas, das prestações de contas feitas dos projetos, da gestão de pessoal, do Núcleo de Processamento de Dados e da Assessoria de Comunicação; lista as Perspectivas para 2017; Parcerias; e por último os anexos, com todas as credenciais, certificados e certidões de regularidade para o funcionamento da Fundação.

Coube ao diretor-geral e presidente do Conselho Curador, Cristiano Maciel, apresentar o conteúdo do relatório (capa acima) aos conselheiros presentes.

Em sua avaliação, o ano foi marcado pela palavra "crise", traduzida em instabilidade política e econômica, com cortes em orçamentos e investimentos, em especial, nas áreas da educação, ciência, tecnologia e inovação.

"Esse fator, certamente, contribuiu para uma menor entrada de novos projetos em nossa entidade, por outro lado, o ano de 2016 também pode ser definido na palavra 'gestão', por representar nosso trabalho e motivo de esforços constantes em busca de qualificação e aperfeiçoamento", pontuou.

"Para nós, a realização das iniciativas, destacadas ao longo deste relatório, em diferentes áreas agrega, sobretudo, valor à Universidade, pois demonstra uma produção acadêmica qualificada e diversificada, de alcance internacional, mas sintonizada com a realidade mato-grossense. Buscamos, no decorrer do ano, gerir esses projetos com eficiência e transparência, fortalecendo parcerias e procurando sempre a sustentabilidade da Fundação Uniselva", acrescentou.

Em seguida, a contadora da entidade, Dalva Soares, apresentou as demonstrações contábeis em planilhas financeiras, gráficos e notas explicativas da execução da proposta orçamentária, dos recursos gerenciados, balanço patrimonial, fluxo de caixa, gastos com pessoal, custeio e investimentos, entre outros pontos.

Em observância aos demonstrativos, a presidente do Conselho Fiscal, professora Giseli Alves Silvente, emitiu parecer favorável à aprovação dos mesmos, ressaltando o cuidado com o qual foram elaborados, estando de acordo com as normas estatutárias e a legislação contábil vigente. A professora, mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), representa a Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da UFMT.

Da esquerda p/ direita: a contadora da Uniselva, Dalva Soares, o diretor-geral e presidente do Conselho Curador, Cristiano Maciel, e a presidente do Conselho Fiscal, Giseli Alves Silventi

Por fim, toda a documentação apresentada foi colocada em votação e aprovada por unanimidade pelos Conselhos Curador e Fiscal da Uniselva, que conta com representantes de diferentes órgãos da instituição apoiada e da sociedade civil.

Relacionadas

O maestro e secretário de Articulação e Relações Institucionais da UFMT, Fabrício Carvalho, observou a importância política da peça por demonstrar a força e o tamanho das atividades realizadas e serviços oferecidos pela Fundação, que ajuda a universidade cumprir sua função pedagógica e social.

"A Uniselva é a única do estado credenciada e autorizada a atuar como fundação de apoio. Isso, aliado a sua reputação ilibada, a coloca perante as instituições como possibilidade de capacitar e melhorar a prestação de serviço por meio do conhecimento, e em parceria com a UFMT", disse.

Agora, o relatório será submetido à apreciação do Conselho Diretor da UFMT, responsável pela administração e supervisão da universidade. Posteriormente, será disponibilizado on-line no portal da transparência do site da Fundação, e aos órgãos auditores e fiscalizadores.