Informativo da Fundação Uniselva celebra os 15 anos da entidade
Publicado em | 28/07/2017
Fotos/Capa: Bancos de Imagens/Assessoria de Comunicação-Fundação Uniselva.
A nova edição do Informativo da Fundação Uniselva destaca os 15 anos de atuação da entidade de Apoio e Desenvolvimento da Universidade Federal de Mato Grosso, celebrados no dia 10 junho, data de sua instalação.

Criada por professores da UFMT, a entidade de direito privado, sem fins lucrativos, tem como objetivo apoiar as atividades da UFMT no âmbito dos projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico, tecnológico e de estímulo à inovação.

A Uniselva chega a esse marco histórico totalizando o gerenciamento de aproximadamente 1,7 mil projetos nas mais diversas áreas do conhecimento, o que demonstra vigor institucional e o seu compromisso em atender a instituição pública federal de ensino superior mato-grossense.

Em entrevista, a superintendente Sandra Maria Coelho Martins comenta essa trajetória e traça planos para o futuro.

A edição completa pode ser acessada aqui e ainda visualizada na plataforma Issuu.

A publicação bimestral traz também as reuniões da Direção Executiva da Fundação com os Conselhos Curador e Fiscal da Uniselva - uma delas com a reitora da UFMT, Myrian Serra.

Em seu primeiro compromisso oficial na entidade após retornar à Reitoria, Myrian enfatizou a importância da união e de parcerias e reconduziu o professor Cristiano Maciel ao cargo de diretor-geral para mais quatro anos de mandato. Maciel também apresentou o Planejamento Estratégico da Uniselva aos conselheiros.

Em outro momento, os conselheiros se reuniram para apreciar o Relatório de Gestão 2016 com as Demonstrações Contábeis da Uniselva. No ano passado, foram gerenciados 377 projetos. Desses, 90 foram novos, sendo 41 de extensão, 04 de pesquisa, 32 de ensino e 13 de desenvolvimento institucional.

O relatório observa que, comparando o exercício de 2016 com o de 2015, houve uma redução de 11,76% na entrada de novos projetos e uma expressiva diminuição dos projetos de pesquisa, provável reflexo da crise brasileira e das baixas perspectivas de incentivos e instrumentos de financiamento.

Mas, de outro lado, destaca significativo aumento na oferta de projetos de ensino, com uma variação positiva de 220% em relação a 2015.

O relatório foi aprovados por unanimidade. Posteriormente, os documentos foram submetidos à apreciação do Conselho Diretor da UFMT. Aprovado pelo órgão colegiado responsável pela administração e supervisão da universidade, o relatório foi registrado em cartório e remetido ao Ministério Público do Estado.

Como em seus 15 anos de atuação, os projetos gerenciados pela Fundação Uniselva têm repercussões positivas para a comunidade acadêmica e para a sociedade como um todo.

Exemplos disso, presentes no Informativo, são a reinauguração de três enfermarias pediátricas do Hospital Universitário Júlio Müller, com melhorias feitas em 12 leitos da Unidade de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente, e a entrega do Balanço Energético do Estado de Mato Grosso e Mesorregiões, com dados da oferta, consumo e comércio de energia, especificados por setores da economia, além de importantes informações sobre recursos e potenciais energéticos do Estado.

Vislumbrando um horizonte de futuras parcerias e projetos em prol do conhecimento e de avanços científicos e tecnológicos, a Fundação Uniselva participou da reunião ordinária do Colégio de Dirigentes (Codir) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), acontecimento que também está relatado na publicação.