Congresso Nacional sobre Patrimônio Cultural abre 2ª etapa de inscrições
Publicado em | 22/08/2017
Programação prevê visita ao Centro Histórico de Cuiabá (Foto:Marcos Bergamasco/Secom-MT).
Com suporte da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Universidade Federal de Mato Grosso (Uniselva), o I Congresso Nacional para Salvaguarda do Patrimônio Cultural: Fronteiras do Patrimônio segue, até o dia 05 de setembro, com a segunda fase de recebimento de inscrições para o evento, que será realizado entre os dias 03 e 07 de outubro, em Cuiabá.

Os interessados na abordagem e discussão da dimensão cotidiana do patrimônio e nos desafios para sua preservação podem se inscrever, diretamente no site do evento, em uma das três categorias disponíveis - profissionais, associados Cicop e estudantes de graduação/ouvintes com taxas nos valores de R$ 525,00, R$ 225,00 e 90,00, respectivamente.

O congresso é promovido pelo Cicop-Brasil, afiliada do Centro Internacional para a Conservação do Patrimônio (Cicop), e organizado pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo, ligado a Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (Faet) da UFMT.

Contará com palestras, comunicações orais de trabalhos de pesquisadores da área, apresentações de pôsteres de alunos de graduação e visitas técnicas monitoradas aos centros antigos da capital mato-grossense e de Cáceres, ambos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Segundo a presidente da comissão organizadora, Luciana Pelaes Mascaro, a escolha de Cuiabá para sediar a primeira edição do evento se articula diretamente ao título do congresso.

"A partir de sua localização geográfica, próxima ao encontro das fronteiras entre o Brasil, a Bolívia e o Paraguai, no extremo oeste do país, Cuiabá assume essa localização não como um limite, mas como uma possibilidade de encontro e de expansão, levando a problemática e as discussões mais recentes sobre a salvaguarda do patrimônio cultural para fronteiras que, embora ricas, igualmente sofrem perdas e degradações", destaca.

Ainda de acordo com Mascaro, doutora em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo e professora da UFMT, pretende-se discutir limites e fronteiras - subjetivas e físicas -, possibilidades, experiências e o futuro da salvaguarda do patrimônio cultural no Brasil. Seja para fortalecer identidades, como também favorecer uma visibilidade mais democrática do patrimônio de regiões fronteiriças e distantes dos centros de maior visibilidade do país.

"Serão abordados os modos de criar, fazer e viver; as criações científicas, artísticas e tecnológicas; as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; os 5 conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico", pontua.

Outras informações pelo telefone (65) 3615-8775 ou pelo e-mail "cicop2017ufmt@gmail.com".