Com apoio da Fundação Uniselva, 1º Seminário de Pavimentos Sustentáveis será realizado dia 15
Publicado em | 08/03/2018
Foto: Assessoria de Imprensa/Rota do Oeste.
Na próxima quinta-feira, 15, a partir das 7:30h, acontecerá no auditório da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (Faet), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá, o 1º Seminário de Pavimentos Sustentáveis da BR-163.

O evento dá sequência às realizações do convênio de cooperação técnica e parceria firmado entre a UFMT, a concessionário Rota do Oeste e a Fundação Uniselva para execução do projeto de extensão tecnológica intitulado Estudo de Aproveitamento de RAP (Reclaimed Asphalt Pavements) em Regiões de Alta Temperatura e Tráfego Pesado, aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), administradora do Programa de Concessão de Rodovias Federais.

A parceria viabilizou a instalação e funcionamento do mais moderno Laboratório de Pavimentos do estado, que terá como foco estudar o reaproveitamento de material fresado (pavimento superficial removido durante processo de recuperação da rodovia) para atender à demanda da BR-163, veja aqui.

O seminário irá discutir ações e estratégicas ligadas ao desenvolvimento de novas técnicas de pavimentos e contará com a participação de professores de diversas instituições, além de profissionais da área.

Projeto

Vinculado ao Instituto de Engenharia, do campus de Várzea Grande, por meio do curso de Engenharia de Transportes, o projeto é o primeiro da unidade a ser gerenciado pela Fundação Uniselva.

Respondem pela coordenação os professores doutores Ilce de Oliveira Campos, coordenação geral, e Luiz Miguel de Miranda, coordenador técnico. As ações envolverão ainda pós-graduandos e graduandos da UFMT.

Com foco na sustentabilidade, o projeto irá pesquisar novas tecnologias para massa asfáltica, sobretudo, em serviços de restauração e pavimentação.

Também visa modernizar a infraestrutura rodoviária em regiões de altas temperaturas e tráfego pesado, como é o caso de Mato Grosso, a partir do desenvolvimento de processos com foco na melhoria da eficiência, com o reaproveitamento dos insumos utilizados no pavimento original, agregando ganhos ambientais consideráveis para as áreas de conhecimento envolvidas.

As ações previstas no plano de trabalho serão desenvolvidas em trecho da rodovia BR-163, entre a divisa com Mato Grosso do Sul e o município de Sinop, em sintonia com as atividades de manutenção que a Concessionária realiza no seu programa de inovação tecnológica, na condução da concessão.

Assessoria de Comunicação | Fundação Uniselva