Conselho Nacional das Fundações de Apoio lança "rede de TV"
Publicado em | 09/03/2018
Nesta quinta-feira, 15, às 15h, o Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies), associação a qual a Fundação Uniselva é afiliada, lançará a Rede TV Confies.

A rede poderá ser acessada livremente pelo endereço www.tvconfies.confies.org.br.

Trata-se de uma plataforma virtual de canais que divulgará ações dos diferentes projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação gerenciados por fundações de apoio.

Utilizando a tecnologia over the top (OTT), como se denominam os serviços de áudio e vídeo pela internet, dos quais os mais conhecidos no Brasil são Netflix e iTunes, inicialmente, a Rede TV Confies contará com a participação de 15 fundações de apoio às instituições de ensino e pesquisa espalhadas por todas as regiões do país, entre elas a Uniselva, que apoia a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT).

Para o presidente do Confies, Fernando Peregrino, a Rede TV Confies significa uma quebra de paradigma que colocará o Conselho na vanguarda do sistema de ciência e inovação.

"É uma rede de apoio ao desenvolvimento da inovação. Afinal, muitas tecnologias desenvolvidas nas universidades sequer são conhecidas de empresários, governos, agentes públicos e outros usuários e, portanto, nunca se transformarão em novos produtos e serviços", ressaltou.

A plataforma será uma rede horizontal, descentralizada e compartilhada que disponibilizará para a sociedade os milhares de projetos de pesquisa e inovação.

"Para se ter uma ideia, por ano, são 22 mil projetos de pesquisa geridos pelas fundações, os quais envolvem mais de 60 mil colaboradores e bolsistas. Certamente não é justo que esses projetos fiquem aguardando a boa vontade editorial das mídias para serem conhecidos da sociedade. Além do que os projetos de fundações localizadas fora do eixo dos grandes centros dificilmente encontrarão espaço na mídia convencional", acrescentou Peregrino.

O diretor-geral da Fundação Uniselva, Cristiano Maciel, destacou a empolgação em participar dessa iniciativa pioneira e inovadora às fundações de apoio de todo país.

"Esse canal nos auxiliará a divulgar, de maneira simples e acessível, conteúdos relacionados aos diferentes projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação gerenciados pela Uniselva", disse.

A rede conta com o apoio tecnológico do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ), que dominou a tecnologia e desenvolveu a plataforma TVer.

Segundo o pesquisador Sergio Duque Estrada, do laboratório responsável, "a TVer OTT se propõe a organizar e distribuir por categoria os conteúdos que, atualmente, se encontram dispersos na internet, reforçando uma tendência de crescimento mundial das redes de TV por afinidades, facilitando o acesso do espectador que busca um canal dessa natureza".

Assessoria de Comunicação | Fundação Uniselva