Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Planejamento Energético da UFMT celebra 19 anos com seminário
Publicado em | 13/04/2018
Divulgação.
Em 1999, um convênio entre universidades e entidades originou o estudo pioneiro "A Questão Energética em Mato Grosso - Elementos Essenciais ao Planejamento" para demonstrar as potencialidades e demandas energéticas do Estado, além de diagnosticar seus sistemas energéticos.

As conclusões do trabalho recomendaram, entre outras proposições, a criação, pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), de um Núcleo que permitisse a realização de pesquisas e promovesse estudos interdisciplinares sobre energia, priorizando os potenciais energéticos locais.

Assim, por resolução do Conselho Diretor da UFMT, foi criado à época o Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Planejamento Energético (Niepe).

E para celebrar os 19 anos de trajetória, o Niepe prepara para o dia 23 de abril o seminário "Energia e Clima: Realidade e Desafios, no auditório da Faculdade de Economia (FE), térreo do Bloco Didático IV.

 
Os interessados devem confirmar presença pelo e-mail niepe@ufmt.br ou pelo telefone (65) 3615-8590. 

A abertura, marcada para às 14h, será feita pelos responsáveis por coordenar o Núcleo. Eles apresentação os projetos desenvolvidos na área de energia renovável.

Em seguida, o professor Paulo Modesto Filho, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMT, abordará os desafios da produção de energia e possíveis efeitos climáticos.

Já as evidências e soluções das alterações climáticas no ambiente da cidade de Cuiabá serão demonstradas pelo professor José Carlos Ugeda Júnior, do Departamento de Geografia.

Em seguida, será aberto espaço para perguntas e debates.

Por último, os participantes serão brindados com um coquetel de encerramento. 
 
Assessoria de Comunicação | Fundação Uniselva
comunicacao@uniselva.org.br