Núcleo de Estudo em Pescado capacita agentes da academia e do mercado
Publicado em | 07/05/2018
Divulgação/Nepes-UFMT.
Com apoio da Fundação Uniselva, o Núcleo de Estudo em Pescado (Nepes) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que tem entre seus objetivos estabelecer vínculo participativo entre a universidade e o setor produtivo, promoveu neste final de semana passado, em parceria com o grupo VB Alimentos, curso Planejamento Econômico de Projetos Piscícolas, no Laboratório de Informática da Faculdade de Medicina Veterinária (Favet), campus Cuiabá.

Oito estudantes vinculados ao Nepes e quatro técnicos da empresa participaram da capacitação em aspectos econômicos da piscicultura ministrada pela professora Adriana Barros, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), doutora em Aquicultura de Águas Continentais.

Segundo a coordenadora do Nepes, professora Janessa Ribeiro, a piscicultura no estado está em constante crescimento dentro do setor agropecuário e isso contribui para o desenvolvimento de outras atividades relacionadas, como indústrias de rações, equipamentos tecnológicos, entre outras.

"Porém, para se conseguir os lucros esperados é importante considerar os aspectos econômicos da atividade que proporciona ao investidor a escolha entre diversos cenários de investimentos em relação ao tempo de retorno, rentabilidade e lucratividade", analisou.

Para os alunos participantes, em especial, ela destacou que a parceria entre instituição de ensino e empresa privada ofereceu um diferencial singular ao aprendizado e vivência dos acadêmicos.

"A formação proporcionou a eles um sólido aprendizado sobre a performance econômica e financeira desta atividade agropecuária", completou a coordenadora.

De acordo com Wellington Corrêa, médico veterinário e supervisor técnico comercial da VB alimentos, o curso contribuiu para o aperfeiçoamento dos técnicos a campo, que poderão orientar de forma coerente os produtores na gestão e levantamento de custos de sua atividade.

"Auxiliando principalmente na sua tomada de decisão, por saber identificar os pontos de estrangulamento de custos e receitas de sua piscicultura", pontuou.

Acesse o site do Nepes-UFMT e conheça o trabalho do Núcleo.