SINOP: zona de transição Amazônia-Cerrado é foco de Simpósio em Ciências Ambientais
Publicado em | 25/06/2018
Divulgação.
A Fundação Uniselva está com as inscrições abertas para o VII Simpósio da Amazônia Meridional em Ciências Ambientais (VII Simamca) que será realizado entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro, em Sinop, região norte do estado.

Os interessados têm até o dia 5 de agosto para se inscreverem no evento com taxa a R$ 50,00 para estudantes e R$ 70,00 para profissionais. Ou têm a opção de inscrição no simpósio e em um minicurso por R$ 80,00 e R$ 100,00, respectivamente.

A taxa é paga por meio de boleto bancário, emitido após preenchimento do formulário referente ao tipo de inscrição escolhida e o envio dos dados.

Reajuste - a partir do dia 6 de agosto até o primeiro dia do evento, todos esses valores serão reajustados com um acréscimo de R$ 20,00.

Programação - o simpósio terá como eixo norteador o tema "Amazônia de Transição: origem, desenvolvimento e perspectivas futuras".

Segundo os organizadores, trata-se de um fórum de discussão sobre as diversas linhas de pesquisa nas áreas englobadas pelas Ciências Ambientais com foco na zona de transição Amazônia-Cerrado.

"Será discutida a importância da zona de transição Amazônia-Cerrado no estado, sua origem, fluxos de migração, atividades produtivas, perspectivas de desenvolvimento e desafios socioeconômicos sob a ótica da cadeia produtiva, logística, recursos hídricos, impactos de hidrelétricas na região, mudanças climáticas e o futuro da Amazônia", elencam.

O evento contará com 13 palestras envolvendo o tema principal e 14 minicursos de especialidades variadas, veja aqui. Também haverá apresentação de resumos simples e expandidos que, posteriormente, serão publicados em uma edição especial da revista Scientific Electronic Archives. E ainda concurso fotográfico alinhado ao tema do evento, denominado "Nuances de Gaia".

A realização do simpósio "representa oportunidades valiosas para a conscientização das instituições de pesquisas públicas e privadas no entendimento sobre a importância da Amazônia de transição e, principalmente, sobre as diretrizes internacionais sobre o uso sustentável dos recursos naturais", destaca a organização.

O simpósio é organizado pelo Núcleo de Estudos da Biodiversidade da Amazônia Mato-grossense e pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, do Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais da UFMT Sinop.

Outras informações em simamcaufmt.wixsite.com.