Mato Grosso é representado em Jornada Internacional sobre Governo Aberto, na Argentina
Publicado em | 12/07/2018
"Governo Eletrônico: transformando relações na sociedade" foi o tema abordado por Cristiano Maciel
O diretor-geral da Fundação Uniselva, Cristiano Maciel, foi um dos palestrantes convidados da I Jornada Internacional de Gobierno Abierto (Jornada Internacional de Governo Aberto, em tradução livre) promovida na sexta-feira passada, 6, em Rosário, província de Santa Fé, na Argentina.

Professor do Instituto de Computação (IC) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá, ele participou do evento realizado na Universidad del Centro de Estudios Latinoamericano (UCEL), a partir do tema "Articulação entre Academia, Estado e Sociedade".

A Jornada aconteceu no âmbito da VI Conferência da RAGA - Rede Acadêmica de Governo Aberto que reúne instituições acadêmicas e profissionais interessadas no assunto.

Participaram da abertura o reitor e a secretária de Relações Internacionais e Institucionais da UCEL, Daniel Coria e Leticia Bourges, respectivamente, a ministra da Educação de Santa Fé, Claudia Balagué, a organizadora da Jornada, Rosa Maenza, a presidente da RAGA, Ester Kaufman, entre outros.

Jornada Internacional de Governo Aberto foi realizada na Universidad del Centro de Estudios Latinoamericano

O professor da UFMT desenvolve pesquisas na área desde seu doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), RJ, com estágio na Universidade de Coimbra, Portugal, que culminou com a defesa da tese intitulada "Um método para mensurar o grau de Maturidade na Tomada de Decisão e-Democrática".

Na oportunidade, Maciel proferiu a palestra "Governo Eletrônico: transformando relações na sociedade", onde falou sobre temas como e-participação, e-democracia, transparência e Dados Abertos Governamentais, exemplificando experiências brasileiras e das instituições federais.

"No contexto latino-americano, tem-se cunhado o termo governo aberto para representar as iniciativas de governo eletrônico ou digital que permitem o diálogo entre governo, cidadãos, entidades sem fins lucrativos e outros atores, com relação a gestão pública, por meio da transparência dos seus dados. O evento foi muito produtivo, dada a troca de experiências entre os representantes das instituições governamentais, a academia e a empresa, de diferentes países da América Latina, tendo sido estabelecidas importantes parcerias para projetos futuros", salienta o pesquisador.

A RAGA - criada em 2015, a rede tem por missão favorecer a criação de espaços de cooperação nos níveis locais, regionais e global, a fim de disseminar, investigar, ensinar e publicar sobre o tema, bem como co-criar, em parceria com outros atores da sociedade civil e governos, propostas de abertura institucional e cidadã, transparência, acesso à informação, responsabilidade, participação, colaboração e gestão do conhecimento.

Todas as palestras da Jornada foram gravadas ao vivo e estão disponíveis para assistir no site da UCEL.