Curso ATLS - Fundação Uniselva inscreve para formação do Colégio Americano de Cirurgiões
Publicado em | 01/08/2018
Curso tem aulas práticas e teóricas (Foto: Divulgação/Projeto).
A Fundação Uniselva deu início nesta quarta-feira, 1º de agosto, ao período de inscrições do curso sobre Suporte Avançado de Vida no Trauma, mais conhecido como ATLS (Advanced Trauma Life Support), desenvolvido pelo Colégio Americano de Cirurgiões (American College of Surgeons, ACS, na língua oficial).

São oferecidas apenas 16 vagas para profissionais que atuam nos serviços de urgência, emergência e pronto-atendimentos a pacientes graves vítimas de trauma. A taxa de inscrição, no valor de R$ 2.529,42, é paga por meio de boleto bancário que será enviado no e-mail do inscrito.

A formação é ofertada pela Faculdade de Medicina (FM) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá, por meio de um projeto de extensão gerenciado pela Fundação Uniselva, em parceria com o Núcleo ATLS Cuiabá, ligado ao Comitê de Trauma Brasileiro do ACS.

Com carga horária de 24 horas, o curso será realizado nos dias 20 e 21 de outubro deste ano na FM, sob coordenação do professor Gunther Peres Pimenta, doutor em Ciências da Saúde.

O conteúdo programático incluirá aulas teóricas, atividades práticas e atendimentos simulados que têm como objetivo padronizar e organizar o atendimento ao paciente politraumatizado.

O ATLS - orienta a organização das salas de emergência, padroniza a avaliação inicial dos politraumatizados, sistematiza as prioridades no atendimento e treina o profissional a identificar as lesões e tratá-las precocemente.

Além disso, estabelece protocolos de transferência de pacientes, quando necessário.
Tudo isso reduz a mortalidade e aumenta a qualidade das unidades hospitalares.

O programa ATLS, atualmente, é realizado em mais de 50 países.

No Brasil, capacita profissionais desde 1989, quando foi implantado com o apoio da disciplina de Cirurgia do Trauma da Universidade de São Paulo (USP).

O curso sobre ATLS, bem como seus instrutores, credenciados pelo ACS, são atualizados a cada quatro anos.

Outras informações pelo e-mail atlsmt@bol.com.br ou pelos telefones (65) 9 8414-8567 (falar com Gunther) e (65) 9 9981-4292 (falar com Keyla).