Curso de Engenharia Civil da UFMT completa 50 anos e prepara semana especial
Publicado em | 31/07/2018
Será realizada entre os dias 17 e 21 de setembro, no campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, a Semana de Engenharia Civil Especial 50 anos.

As inscrições para o evento que celebrará o meio século do curso são recebidas pela Fundação Uniselva.

Até o dia 31 de agosto, a taxa de inscrição, paga por meio de boleto bancário, é de R$ 40,00 para estudantes e R$ 70,00 para os demais interessados. A partir de 1º de setembro, esses valores serão reajustados para R$ 60,00 e R$ 90,00,respectivamente.

A Semana Especial é organizada pelo Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (Faet), da UFMT, e coordenada pelo professor Cláudio Cruz Nunes.

A programação será dividida entre os auditórios do Centro Cultural e da Faet e contará com palestras, minicursos, IX Competição Ponte de Espaguete, visitas técnicas, mesa redonda sobre o ensino da engenharia e a proposta do novo currículo para o curso na UFMT, inauguração de um painel histórico-comemorativo, homenagens e atividades culturais e de lazer.

O curso - foi criado em 1966, quando o governador do estado, Pedro Pedrossian, sancionou a Lei 2.629, formando o Instituto de Ciências e Letras de Cuiabá (ICLC) com os cursos de Educação e Engenharia Civil. Seu funcionamento iniciou-se em 1968, na então Faculdade de Engenharia do ICLC. Em dezembro de 1970, o governo federal autorizou a criação da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso, incorporando o ICLC.

Em 1971, o Departamento de Engenharia Civil foi instalado no atual campus da capital. A primeira turma a colar grau teve 24 concluintes. De lá para cá, já foram formados quase 2 mil engenheiros civis.