Uniselva abre inscrições do treinamento de médicos veterinários para o PNCEBT e Noções de Encefalopatias em Bovinos na próxima segunda
Publicado em | 22/08/2018
Divulgação.
A partir da próxima segunda-feira, 27, a Fundação Uniselva receberá as inscrições para 54ª edição do Treinamento de Médicos Veterinários para o Programa Nacional de Controle de Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT) e Noções de Encefalopatias em Bovinos.

O período de inscrições segue até o dia 15 de outubro.

Poderão se inscrever médicos veterinários e graduandos do último ano do curso de Medicina Veterinária.

O número de vagas é limitado e será cobrada uma taxa de inscrição, no valor de R$ 800,00, paga por meio de boleto bancário.

O treinamento, oferecido pela Faculdade de Medicina Veterinária (Favet) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá, será realizado entre os dias 22 e 26 de outubro, nas dependências do Hospital Veterinário (Hovet) e da fazenda experimental da universidade, localizada no município de Santo Antônio de Leverger, a 35 km da capital.

Sob coordenação do professor Pedro Néspoli, doutor em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a formação abordará atualização em Tuberculose e Brucelose, prática de tuberculinização, prática em técnicas de diagnóstico da Brucelose, Normas e procedimentos do PNCEBT, atualização em Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis (EETs), procedimentos para diagnóstico das EETs e Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros.

Confira o conteúdo programático completo aqui.

Após aprovados, os cursistas estarão aptos a se habilitarem no PNCEBT, que tem como objetivo atualizar os conhecimentos dos profissionais e, sobretudo, padronizar as ações sanitárias.

O curso é apoiado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) e Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) da UFMT.

PNCEBT

Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal foi instituído em 2001 pelo Mapa com o objetivo de diminuir o impacto negativo dessas zoonoses na saúde humana e animal, além de promover a competitividade da pecuária nacional. O PNCEBT introduziu a vacinação obrigatória contra a brucelose bovina e bubalina em todo o território nacional e definiu uma estratégia de certificação de propriedades livres ou monitoradas.

Outras informações pelos telefones (65) 3615-8383 e 9 9239-0204 ou pelo e-mail nespoli@ufmt.br.