Laboratório de Tecnologia e Conforto Ambiental da UFMT oferece formação em Banco de Dados MySQL
Publicado em | 11/09/2018
A Fundação Uniselva está com as inscrições abertas para o curso Banco de Dados MySQL, ofertado pelo Laboratório de Tecnologia e Conforto Ambiental (Lateca) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá.

As vagas são limitadas e os interessados têm até o dia 3 de outubro para se inscreverem aqui.

O investimento no curso é de R$ 140,00 para estudantes e R$ 294,00 para profissionais. A taxa é paga por meio de boleto bancário.

O Lateca está vinculado ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Faet (Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia) e realizará a formação no período noturno dos dias 3, 4, 10 e 11 do próximo mês.

O curso terá carga horária total de 12 horas e, segundo a coordenadora, professora Karyna Rosseti, tem por objetivo abordar os conceitos de criação e manutenção de banco de dados MySQL, incluindo a criação de Interface de Programação de Aplicações (API, na sigla em inglês).

"O MySQL é um poderoso sistema de gerenciamento de banco de dados, utilizado mundialmente, tanto para pesquisa científica quanto para o uso corporativo. A API serve como ponte de comunicação entre o banco de dados e os programas que acessam e manipulam dados do banco. Uma API permite disponibilizar os dados de forma segura e automática", explica a professora, doutora em Física Ambiental.

"A API gerencia a validação dos dados de entrada, garantindo a consistência dos dados, e permitindo o gerenciamento correto dos acessos para visualização e/ou modificação de dados. Esse conjunto permite a gestão eficiente de grande volume de dados de empresas, projetos, e pesquisas; por uma grande quantidade de colaboradores que precisam acessar ou contribuir ao banco de dados", conclui Rosseti.

Confira aqui a descrição do curso e o conteúdo programático.

Saiba mais sobre o Lateca no site www.ufmt.br/lateca.