Uniselva dá início a implantação do eSocial; força de trabalho deve atualizar cadastro
Publicado em | 27/09/2018
Reprodução/eSocial.
A Fundação Uniselva está implantando o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), instituído pelo Decreto n° 8373/2014, conforme a Carta Circular número 3/2018 da Direção-Geral da entidade que começou a ser enviada por e-mail nesta quinta-feira, 27, aos coordenadores de projetos.

Por meio desse sistema, os empregadores comunicarão ao governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Na prática, esses dados já são repassados à administração federal, mas com preenchimento e entrega de formulários e declarações separados a cada ente. A transmissão eletrônica simplificará a prestação das informações referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, de forma a reduzir a burocracia para as empresas e aumentar a transparência das informações prestadas.

As relações entre empregadores e empregados serão mais facilmente controladas e fiscalizadas, exigindo atenção especial à regularização das diversas relações trabalhistas. Saiba mais sobre o eSocial aqui.

Para tal atualização, todos aqueles que integram a força de trabalho vinculada a Uniselva, sejam os lotados na sede da entidade ou os ligados aos projetos gerenciados pela Fundação (celetistas, professores coordenadores, bolsistas, autônomos e estagiários), devem, obrigatoriamente, realizar a atualização cadastral no Sistema de Cadastro Pessoa Física - acesse aqui - conforme tutorial abaixo.

Arte: Jéssica Azevedo/Núcleo de Processamento de Dados-Fundação Uniselva.