Projeto Saberes Indígenas na Escola realiza eventos conjuntos sobre Educação Intercultural e Políticas de Formação de Professores em MT
Publicado em | 30/10/2018
Divulgação.
O projeto de extensão Saberes Indígenas na Escola, por meio do grupo de pesquisa Corpo, Educação e Cultura (Coeduc), promove, nos dias 5 e 6 de novembro, a VII Mostra Corpo, Educação e Cultura, o III Simpósio Crianças e Saberes da Infância e o I Seminário Saberes Indígenas na Escola: Formação de Professores para Educação Intercultural.

Os eventos serão realizados paralelamente a 26ª edição do Seminário de Educação (SemiEdu 2018) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e acontecerão no Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia (Musear) e no Instituto de Linguagens, no campus universitário da capital.

A mostra, o simpósio e o seminário têm por objetivo articular discussões entre professores e pesquisadores indígenas e não indígenas que participam de projetos de formação para a promoção da Educação Intercultural, considerando os territórios tradicionais indígenas de Mato Grosso.

O Coeduc está ligado a Faculdade de Educação Física (FEF) e vinculado a linha de pesquisa "Movimentos Sociais e Educação Popular" do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFMT, que organiza o SemiEdu.

Os eventos, o Coeduc e o projeto Saberes Indígenas na Escola são coordenados pela professora Beleni Salete Grando, doutora em Educação e pós-doutora em Antropologia Social.

O projeto

Fruto de um Termo de Execução Descentralizada (TED) entre a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC) e a UFMT, com apoio gerencial da Fundação Uniselva, o projeto Saberes Indígenas na Escola desenvolve ações de formação de professores indígenas dentro do Programa Ação Saberes Indígenas na Escola do MEC/Secadi.

O projeto atende 12 povos indígenas de Mato Grosso e possibilita a formação de 115 professores indígenas, além dos demais educadores envolvidos no processo de formação em rede nos três polos espalhados pelo estado - Sinop, Barra do Garças e Cuiabá.

A rede de formação é coordenada pela UFMT e inclui ainda a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) e as secretarias municipais de Educação de Sapezal e Rondonópolis.