Uniselva publica edital da primeira Prova de Proficiência de 2019; pedidos de isenção devem ser feitos a partir de 17 de dezembro
Publicado em | 04/12/2018
Reprodução.
A Fundação Uniselva publicou na tarde desta terça-feira, 4, o edital da primeira Prova de Proficiência em Línguas Estrangeiras e Português para Estrangeiros de 2019, que será realizada no dia 17 de fevereiro.

A Uniselva receberá as inscrições em seu site entre 9h do dia 7 de janeiro até às 16h do dia 27 de janeiro de 2019.

A taxa de inscrição, no valor de R$ 80,00, será paga por meio de boleto bancário.

O exame é um dos requisitos para ingresso em cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e de outras instituições de ensino superior.

Realizada pelo Departamento de Letras do Instituto de Linguagens (IL), a avaliação será aplicada somente no campus universitário da capital, a partir das 8h, no horário local.

Com duração de três horas, a prova será composta por textos acadêmico-científicos na língua estrangeira de opção do candidato e questões, em português, que exigirão habilidades de leitura e compreensão, assim como clareza na elaboração das respostas (também em português). Será permitido o uso de dicionário impresso para consulta.

A prova incluirá quatro idiomas para as seguintes áreas do conhecimento: Inglês para as áreas de Ciências Biológicas e Agrárias, Exatas, Humanas e Sociais e da Saúde; Espanhol para as Ciências Biomédicas e Agrárias e Humanas e Sociais; Francês para as Ciências Humanas e Sociais; e Português para estrangeiros para as Ciências Humanas e Sociais.

A relação de inscritos e dos locais de prova será divulgada no dia 12 de fevereiro.

Isenção

Têm direito a isenção da taxa de inscrição na prova alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da UFMT, contemplados num dos programas de assistência estudantil da Prae (Pró-reitoria de Assistência Estudantil), que não tenham sido beneficiados com a isenção em edições anteriores do exame.

Também têm direito servidores da Universidade (docentes ou técnico-administrativos em educação) que não tenham sido contemplados com o benefício em provas passadas.

A isenção deverá ser solicitada à Coordenação da Prova de Proficiência, entre 17 e 19 de dezembro de 2018, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Conforme o item "3" do edital, o processo deverá ser endereçado ao Departamento de Letras da UFMT e conter o "Formulário de Solicitação de Isenção" - baixe aqui - devidamente preenchido e assinado, contendo a declaração de que atende às condições estabelecidas.

Para estudantes é necessário anexar declaração atualizada e devidamente assinada pela Prae.

E servidores deverão inserir histórico funcional atualizado.

Atendimento especial

Os candidatos que necessitarem de atendimento especial deverão encaminhar, até 05 de fevereiro de 2019, a Solicitação de Atendimento Especial - baixe aqui - acompanhada de relatório ou laudo médico atualizado, datado, assinado e carimbado pelo médico para o e-mail proficiencia@ufmt.br.

Outras informações pelo telefone (65) 3615-8412 ou pelo e-mail proficiencia@ufmt.br.