Faculdade de Medicina Veterinária abre 54ª turma de treinamento para o PNCEBT e Noções de Encefalopatias em Bovinos
Publicado em | 09/05/2019
Divulgação.
Médicos veterinários e graduandos do último ano do curso de Medicina Veterinária estão aptos a participar da 54ª edição do Treinamento de Médicos Veterinários para o Programa Nacional de Controle de Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT) e Noções de Encefalopatias em Bovinos ofertado pela Faculdade de Medicina Veterinária (Favet) da UFMT, câmpus Cuiabá, por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev).
 
A formação integra um projeto de extensão gerenciado pela Uniselva e a Fundação recebe as inscrições em seu site até o dia 20 de maio de 2019. O número de vagas é limitado e a taxa de inscrição, no valor de R$ 800,00, é paga por meio de boleto bancário. Inscreva-se aqui.
 
O treinamento será realizado entre os dias 27 e 31 de maio, nas dependências do Hospital Veterinário (Hovet) e da fazenda experimental da universidade, localizada no município de Santo Antônio de Leverger, a 35 km da capital.
 
Sob coordenação do professor Pedro Néspoli, doutor em Ciência Animal, o treinamento abordará atualização em tuberculose e brucelose, prática de tuberculinização, prática em técnicas de diagnóstico da Brucelose, Normas e procedimentos do PNCEBT, atualização em Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis (EETs'), procedimentos para diagnóstico das EET's e Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros.
 
Após aprovados, os cursistas estarão aptos a se habilitarem no PNCEBT, que tem como objetivo atualizar os conhecimentos dos profissionais e, sobretudo, padronizar as ações sanitárias. O curso é apoiado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) e Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso (CRMV-MT). Outras informações pelo telefone (65) 3615-8383.
 
PNCEBT
 
 O Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal foi instituído em 2001 pelo Mapa com o objetivo de diminuir o impacto negativo dessas zoonoses na saúde humana e animal, além de promover a competitividade da pecuária nacional. O PNCEBT introduziu a vacinação obrigatória contra a brucelose bovina e bubalina em todo o território nacional e definiu uma estratégia de certificação de propriedades livres ou monitoradas. 
 
 
Assessoria de Comunicação | Fundação Uniselva
comunicacao@uniselva.org.br