Faculdade de Medicina da UFMT oferece curso do Colégio Americano de Cirurgiões
Publicado em | 17/05/2019
Curso tem aulas práticas e teóricas (Foto: Divulgação/Projeto).
Estão abertas as inscrições para o curso sobre "Suporte Avançado de Vida no Trauma", mais conhecido como ATLS (Advanced Trauma Life Support), desenvolvido pelo Colégio Americano de Cirurgiões (American College of Surgeons, ACS, na língua oficial).

O curso proporciona treinamento aos médicos para uma abordagem sistematizada e concisa do atendimento ao paciente politraumatizado.

A formação é ofertada pela Faculdade de Medicina (FM) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), câmpus Cuiabá, por meio de um projeto de extensão gerenciado pela Fundação Uniselva, em parceria com o Núcleo ATLS Cuiabá, ligado ao Comitê de Trauma Brasileiro do ACS.

As inscrições são feitas no site da Fundação Uniselva - clique aquiSão oferecidas 16 vagas para profissionais que atuam nos serviços de urgência, emergência e pronto-atendimentos a pacientes graves vítimas de trauma.

A taxa de inscrição, no valor de R$ 2.529,42, é paga por meio de boleto bancário gerado automaticamente após preenchimento do formulário de inscrição e envio dos dados.

O curso tem realização prevista para os dias 15 e 16 de junho, nas dependências da Faculdade de Medicina da UFMT, sob coordenação do professor Gunther Peres Pimenta, doutor em Ciências da Saúde.

O conteúdo programático incluirá aulas teóricas, atividades práticas e atendimentos simulados que têm como objetivo padronizar e organizar o atendimento ao paciente politraumatizado.

O ATLS - orienta a organização das salas de emergência, padroniza a avaliação inicial dos politraumatizados, sistematiza as prioridades no atendimento e treina o profissional a identificar as lesões e tratá-las precocemente.

Além disso, estabelece protocolos de transferência de pacientes, quando necessário. Tudo isso reduz a mortalidade e aumenta a qualidade das unidades hospitalares.

O programa ATLS, atualmente, é realizado em mais de 50 países.

No Brasil, capacita profissionais desde 1989, quando foi implantado com o apoio da disciplina de Cirurgia do Trauma da Universidade de São Paulo (USP).

O curso sobre ATLS, bem como seus instrutores, credenciados pelo ACS, são atualizados a cada quatro anos.

Outras informações pelo e-mail atlsmt@bol.com.br ou pelos telefones (65) 9 9338-3300 (falar com o professor Gunther) e 9 9981-4292 (falar com Keyla).