Sinop - Laboratório de Ictiologia Tropical será inaugurado nesta sexta-feira
Publicado em | 29/05/2019
Divulgação.
Será inaugurado nesta sexta-feira, 31, a partir das 9h, no câmpus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Sinop, região norte do estado, o Laboratório de Ictiologia Tropical (LIT) do Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) - veja o convite.

A construção do LIT é uma das ações previstas no plano de trabalho do projeto de pesquisa Monitoramento da Ictiofauna na área de influência da Usina Hidrelétrica (UHE) de Sinop, fruto de um Termo de Cooperação Técnica-Financeira firmado entre a Sinop Energia, a UFMT e a Fundação Uniselva, em outubro de 2015.

À Fundação Uniselva coube o gerenciamento administrativo e financeiro do projeto, bem como os trâmites necessários à construção do Laboratório, como memorial descritivo com todas as características da edificação - especificação de materiais, equipamentos e serviços -, realização de seleção pública para contratação de empresa especializada para construção, contratação da empresa responsável pela proposta classificada pelo critério de menor preço e acompanhamento e fiscalização das obras do LIT, iniciadas em setembro de 2018 e concluídas em abril deste ano.

O LIT, que antes funcionava no Acervo Biológico da Amazônia Meridional (ABAM), também localizado no câmpus universitário de Sinop, dedica-se a pesquisas sobre ecologia de peixes de riachos, comportamento de peixes, ecologia e biologia reprodutiva, alterações ambientais e seus efeitos na comunidade de peixes de água doce, entre outras áreas.

Agora, com quase 200 m2 de área própria construída, o LIT possui salas de preparo para triagem, para experimentos com aquários, de equipamentos com lupas e microscópios, além de abrigar a Coleção Ictiológica da UFMT, antes armazenada no ABAM.

A Coleção começou a ser formada em 2008 e, atualmente, possui 19.309 exemplares de peixes de 354 espécies de água doce continental, amostragens provindas da bacia do médio rio Teles Pires.

A professora Lucélia Nobre Carvalho, doutora em Biologia de Água Doce e Pesca Interior, coordena o projeto, o LIT e é a curadora da Coleção Ictiológica da UFMT.

Conheça as atividades do laboratório em www.litufmtsinop.com.

O projeto

Além do projeto Monitoramento da Ictiofauna na área de influência da Usina Hidrelétrica (UHE) de Sinop, a Sinop Energia, a UFMT e a Fundação Uniselva ainda são parceiras de um outro projeto de pesquisa na mesma vertente, trata-se da Marcação de espécies alvo da Ictiofauna e monitoramento do ictioplancton, também vinculado ao ICNHS-UFMT e coordenado pela professora Lucélia Carvalho. De forma geral, pretende-se saber como está estruturada a fauna de peixes existente na área de influência da usina hidrelétrica.

Ambas as ações integram o Projeto Básico Ambiental (PBA) da UHE Sinop que contém programas e subprogramas de trabalhos socioambientais com metodologias, escopos, produtos, responsabilidades e cronogramas específicos, a serem gerenciados ao longo das fases de implantação e operação da usina.

"Os dois projetos visam monitorar a fauna de peixes e ver, por exemplo, quantas espécies existem na região onde está sendo construída a usina, qual é a espécie mais abundante, quais são as mais raras, se existem espécies novas", explica a coordenadora das pesquisas, professora Lucélia.

Além disso, são importantes para acompanhar as transformações ocorridas com a construção da UHE e mitigar impactos negativos. "O ambiente mudará muito. O Teles Pires é um rio de muitas corredeiras, aonde vai se formar um grande lago, um ambiente lótico que passará a ser um ambiente lêntico", esclarece Lucélia.

A UHE Sinop

A Sinop Energia concluiu, no dia 13 de abril deste ano, o enchimento do reservatório da Usina Hidrelétrica Sinop, empreendimento em fase final de implantação no rio Teles Pires, região norte do estado. A área inundada correspondente a 342 km² e um volume total de 3 bilhões de m³.

Com custos totais de cerca de R$ 3,3 bilhões, a UHE Sinop está localizada a 70 km do munícipio homônimo. A barragem fica situada nas áreas dos municípios de Cláudia (margem direita do rio) e Itaúba (margem esquerda).

O reservatório da usina abrangerá ainda os municípios de Ipiranga do Norte e Sorriso. Segundo a Sinop Energia, a geração de energia elétrica pela UHE Sinop atenderá o consumo de 1,6 milhão de pessoas, equivalente a 50% da população de Mato Grosso.