Internacionalização - UFMT e Uniselva recebem representante da Universidade de Minnesota (EUA)
Publicado em | 25/06/2019
Foto: Luiz Carlos Sayão/Secomm-UFMT.
O diretor de iniciativas globais da Universidade de Minnesota, dos Estados Unidos, John Vreyens, é o primeiro de uma série de convidados de universidades americanas, brasileiras e de institutos de pesquisa que virão a Mato Grosso aproximar o conhecimento acadêmico, a produção científica e a inovação tecnológica dos profissionais do campo, produtores rurais e jovens e crianças do meio rural.

A iniciativa faz parte do projeto Profissionais do Campo, do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais (ICAA) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), câmpus Sinop, financiado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), por meio de Termo de Cooperação Técnica e Financeira firmado com a Fundação Uniselva - responsável pelo gerenciamento administrativo do projeto.

Vreyens chegou ao Brasil no domingo, 23, e foi recepcionado pelo idealizador e coordenador do Profissionais do Campo, professor Daniel Carneiro de Abreu. Ontem, 24, eles se reuniram com o vice-reitor e a secretária de Relações Internacionais da UFMT e com o diretor-geral da Uniselva, professores Evandro Soares, Irene Cristina de Mello e Cristiano Maciel, respectivamente, no gabinete da Reitoria, em Cuiabá. Na ocasião, trataram da consolidação do intercâmbio das duas instituições no desenvolvimento de ações que envolvam as diversas áreas do conhecimento.

"Essa é uma agenda política que tem como principal objetivo estreitar as relações entre a universidade de Minnesota e a UFMT, principalmente em questões voltadas ao ensino, a pesquisa e à extensão, envolvendo todas as questões ambientais e tudo que a universidade possa contribuir significativamente e ter avanços significativos na área acadêmica", explicou o vice-reitor.

John Vreyens, por sua vez, destacou que as universidades sempre estiveram a serviço das pessoas, seja no Brasil ou nos Estados Unidos. "Fazendo esse serviço, estamos sempre tentando preparar a próxima geração de estudantes que serão os educadores, governadores e empresários. Precisamos garantir que eles tenham a melhor educação. Também queremos que eles saibam e entendam a ciência para resolver os problemas que todos nós enfrentamos. Acho que as universidades têm um papel de atravessar as fronteiras porque temos esses objetivos em comum, com a proposta de treinar e trabalhar os estudantes para um melhoramento das futuras gerações", disse.

Maciel falou sobre o papel da Fundação Uniselva no gerenciamento técnico, administrativo e financeiro de diferentes projetos nas diversas áreas do conhecimento. "Em 2018, a Uniselva gerenciou 354 projetos com destaque para ações de pesquisa com inovação, pesquisa com inovação tecnológica e de extensão tecnológica, ampliando e diversificando nosso portfólio de projetos. Ressaltamos a importância desta parceria com Minnesota e almejamos estendê-la para outras áreas", salientou.

O professor Daniel Abreu, afirmou que a vinda do docente é um marco para o projeto articulado entre as duas instituições e contou que a agenda prevê reuniões com representantes do estado, entidades de classe e empresas. "No final de semana, teremos uma agenda interna no câmpus de Sinop com nossos professores e estudantes de graduação e pós-graduação para trabalhar nas ações, planejamento e approaches nesse macroprojeto de pesquisa e extensão", acrescentou.

A secretária de Relações Internacionais, professora Irene Cristina de Mello, pontuou que a aproximação entre as instituições fortalece o desenvolvimento da Universidade. "A visibilidade que UFMT tem, ou seja, ser reconhecida como uma universidade que produz conhecimento em áreas de excelência é fundamental para a internacionalização", finalizou.

Ainda na tarde de ontem, 24, John Vreyens e Daniel de Abreu juntaram-se ao reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Willian Silva de Paula, e outros membros de instituições de ensino para audiência com o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, no Palácio Paiaguás.

Nesta sexta-feira, 28, Vreyens segue para Sinop e retornará aos Estados Unidos no dia 4 de julho.

Assessoria de Comunicação | Fundação Uniselva com colaboração Secomm-UFMT