Fundação Uniselva faz Visitas Técnicas em Rondonópolis e no Araguaia
Publicado em | 29/06/2019
Visitas atendem um dos objetivos do Planejamento Estratégico da entidade.
Entre esta quarta e quinta-feira, 26 e 27 de junho, a Fundação Uniselva esteve nas instalações da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) em Rondonópolis, a cerca de 218 km de Cuiabá, e no câmpus Araguaia da UFMT, mais precisamente na unidade universitária de Barra do Garças, aproximadamente a 500 km da capital.

Segundo o diretor-geral da entidade, professor Cristiano Maciel, as visitas técnicas às instituições apoiadas no interior do estado objetivam uma aproximação produtiva ao levar ações, serviços, esclarecer dúvidas e abrir canais de diálogo constantes para entender as demandas, necessidades e potencial de cada localidade.

"Mais do que nos aproximarmos dos câmpus localizados em diferentes regiões de Mato Grosso, queremos ouvir os problemas que eles enfrentam, a percepção que têm do trabalho da Fundação e como a Uniselva pode ajudá-los mais, bem como motivá-los à prospecção, captação e formatação de novos projetos", destacou o dirigente.

Na manhã do dia 26, Maciel, acompanhado do assessor jurídico, Carlos Eduardo Guerreiro, e dos técnicos da área de Projetos, Miguel Paula e Mirian Leidimari, se encontraram no bloco administrativo da futura Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) com professores, coordenadores de projetos e técnicos para esclarecer dúvidas e dar orientações sobre iniciativas em andamento e novas ações a serem formalizadas.

Eles também se reuniram com representantes da UFMT e do IFMT para dar os primeiros encaminhamentos sobre projetos em cooperação entre as duas instituições, que devem ser potencializados pelo apoio em comum que ambas encontram na Uniselva.

A pró-reitora do câmpus Rondonópolis, professora Analy Polizel, agradeceu a presença de todos, parabenizou o IFMT pelo terceiro lugar entre as escolas públicas do estado no ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 por escola e exaltou a parceria. "O IFMT é um grande parceiro nosso e a tendência é que isso aumente", frisou.

A diretora-geral do IFMT Rondonópolis, professora Laura Aoyama, definiu a reunião como um momento ímpar de aprendizado e de vislumbrar possibilidades de novos projetos e investimentos.

"É nosso primeiro passo para trabalhar projetos com a fundação de apoio. Para nós é muito importante essa vinda e as orientações para podermos dar o passo seguinte. Temos até convites para oferta de cursos e vamos agora aprender o caminho para fazer isso", salientou Aoyama.

Por último, no câmpus universitário de Rondonópolis, a equipe da Fundação Uniselva conheceu as instalações da Escola de Negócios. O projeto de extensão do curso de Ciências Econômicas, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), faz uma ponte entre a Universidade e o mercado empresarial ao ofertar cursos de pós-graduação lato sensu - as especializações - cursos de extensão, de orientação técnica e financeira, tributária, econômica, gestão empresarial e prestação de outros serviços especializados.

IFMT

No período vespertino a equipe da Uniselva seguiu para o câmpus do IFMT e foi recebida por quase a totalidade dos 94 servidores da unidade.

A diretora-geral do câmpus, professora Laura Aoyama, e o coordenador de projetos do IFMT junto a' Fundação Uniselva, Ali Veggi Junior, abriram a reunião destacando que o apoio da entidade ao instituto visa ampliar o ensino, a pesquisa e a extensão por meio de projetos financiados que possibilitarão melhoria de laboratórios e outros espaços físicos para realização de pesquisas e diversas atividades que atendam um número maior de pessoas.

Em seguida, a equipe da Fundação contextualizou aos presentes como esta estruturada a relação IFMT-Uniselva, explicou como se dá a gestão administrativa e financeira dos projetos, além de exemplificar diferentes tipos de projetos que podem ser desenvolvidos no âmbito da parceria e o fluxo de processos estabelecido para abertura de novos projetos.

Araguaia

Já na manhã de quinta-feira, 27, teve início a primeira visita que a Uniselva fez ao câmpus Araguaia da UFMT, atendendo um dos objetivos do Planejamento Estratégico da Fundação de visitar todos as unidades do interior.

Na unidade Barra do Garças foi repetido o mesmo rito de apresentações e atendimentos feitos nas outras localidades, em especial, discussões de dúvidas em aspectos legais e aperfeiçoamento do apoio aos projetos da região.

Outro ponto abordado na visita foi a ampliação e consolidação do Centro de Pesquisa Multiusuário do Araguaia (CPMUA), um dos subprojetos da proposta de Infraestrutura de Pesquisa Científica e Tecnológica nos câmpus do interior da UFMT (Fase 2), submetida e contemplada na Chamada Pública MCT/Finep/CT-Infra-Campi Regionais - 01/2010 da Agência Brasileira de Inovação (Finep). Saiba mais nas páginas 1, 2 e 3 da edição número 36 do Informativo da Fundação Uniselva.

Conforme a professora Rosaline Lunardi Rocha, o Centro é integrador e atende dois institutos - de Ciências Exatas e da Terra (ICET) e de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) - sendo possível fazer análises de solo, água, ambientais e atender projetos de pesquisa ligados a saúde e as ciências biológicas.

Ela também comentou a presença da Uniselva no campus Araguaia. "Essa visita foi essencial para estreitar a relação e ficar claro como é o apoio da Uniselva aos nossos projetos. Também para a demanda específica do Centro de Pesquisa Multiusuário [do Araguaia] e tirar dúvidas de como vai ser o seu funcionamento junto a Fundação", finalizou.

Confira a galeria de fotos das visitas na página da Fundação Uniselva no Facebook