Publicado edital da 3ª Prova de Proficiência de 2019
Publicado em | 11/07/2019
Arte: Kenny Kendy/Assessoria de Comunicação-Fundação Uniselva.
A Coordenação da Prova de Proficiência em Línguas Estrangeiras e Português para Estrangeiros, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), publicou o edital referente a terceira edição do exame deste ano.

A Uniselva receberá as inscrições em seu site entre 9h do dia 22 de julho até às 16h do dia 11 de agosto de 2019. A taxa de inscrição, no valor de R$ 80,00, será paga por meio de boleto bancário.

Realizada pelo Departamento de Letras do Instituto de Linguagens (IL), a avaliação será aplicada no dia 1º de setembro nos câmpus universitários de Cuiabá, Rondonópolis, Sinop e do Araguaia (unidade Barra do Garças), a partir das 8h, no horário local.

O exame é um dos requisitos para ingresso em cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados) da UFMT) e de outras instituições de ensino superior.

Com duração de três horas, a prova será composta por textos acadêmico-científicos na língua estrangeira de opção do candidato e questões, em português, que exigirão habilidades de leitura e compreensão, assim como clareza na elaboração das respostas (também em português). Será permitido o uso de dicionário impresso para consulta.

A prova incluirá quatro idiomas para as seguintes áreas do conhecimento: Inglês para as áreas de Ciências Biológicas e Agrárias, Exatas, Humanas e Sociais e da Saúde; Espanhol para as Ciências Biomédicas e Agrárias e Humanas e Sociais; Francês para as Ciências Humanas e Sociais; e Português para estrangeiros para as Ciências Humanas e Sociais.

A relação de inscritos e dos locais de prova será divulgada no dia 28 de agosto.

Isenção

Têm direito a isenção da taxa de inscrição na prova alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da UFMT, contemplados num dos programas de assistência estudantil da Prae (Pró-reitoria de Assistência Estudantil), que não tenham sido beneficiados com a isenção em edições anteriores do exame.

Também têm direito servidores da Universidade (docentes ou técnicos-administrativos em educação) que não tenham sido contemplados com o benefício em provas passadas.

A isenção deverá ser solicitada à Coordenação da Prova de Proficiência, entre 15 e 16 de julho, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Conforme o item "3" do edital, o processo deverá ser endereçado ao Departamento de Letras da UFMT e conter o "Formulário de Solicitação de Isenção", anexo I do edital, devidamente preenchido e assinado, contendo a declaração de que atende às condições estabelecidas.

Para estudantes é necessário anexar declaração atualizada e devidamente assinada pela Prae.

E servidores deverão inserir histórico funcional atualizado.

Atendimento especial

Os candidatos que necessitarem de atendimento especial deverão encaminhar, até 13 de agosto, a Solicitação de Atendimento Especial, anexo II do edital, acompanhada de relatório ou laudo médico atualizado, datado, assinado e carimbado pelo médico para o e-mail proficiencia@ufmt.br.

Outras informações pelos telefones (65) 3615-8400/8402 ou pelo e-mail proficiencia@ufmt.br.