Transição energética de Mato Grosso para fontes renováveis é tratada em Seminário
Publicado em | 25/07/2019
Divulgação.
O Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Planejamento Energético (Niepe), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), realizará no dia 12 de agosto, das 8 às 17:30h, no auditório Deputado Milton Figueiredo da Assembleia Legislativa do Estado (AL-MT), o seminário Preparando Mato Grosso para a Transição Energética: Fontes Renováveis e Eficiência.

A partir do tema "Conecte-se ao futuro da Energia" serão tratados em palestras, mesas redondas e debates o balanço e a matriz energética de Mato Grosso e mesorregiões, bem como o plano estratégico de desenvolvimento de energias renováveis no estado, o novo contexto de mercado no Brasil para as energias renováveis e a integração eletroenergética da América do Sul e a transição para uma matriz renovável. Acesse a programação.

Já confirmaram presença nas discussões representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso (Sindenergia), Universidade de Vassouras e Parceria para Ação pela Economia Verde (PAGE, na sigla em inglês).

O seminário é aberto e a participação é gratuita. As inscrições estão sendo feitas pelo e-mail niepe@ufmt.br.

Os 20 anos de criação do Niepe também serão celebrados durante o evento. No decorrer da programação estão previstas as entregas do Balanço Energético 2018 e da Matriz Energética de Mato Grosso 2036 ao governo do estado e do Plano Estratégico de Desenvolvimento de Energias Renováveis em MT ao poder executivo estadual e à ONU Meio Ambiente.

Ambas as publicações foram elaboradas pelo Núcleo por meio de projetos apoiados pela Fundação Uniselva. Em entrevista concedida ao Informativo da entidade, o vice-coordenador do Niepe, professor Ivo Leandro Dorileo, comentou esses e outros trabalhos desenvolvidos nesses 20 anos de atuação. Confira aqui, nas páginas 4 e 11.

O Niepe

Vinculado à Faculdade de Economia (FE-UFMT), câmpus Cuiabá, o Niepe concentra suas atividades em projetos de pesquisa multi e interdisciplinares em planejamento energético, além de prestar serviços de consultoria e assessoria em diversas áreas relacionadas com sua temática.

Outras informações pelos telefones (65) 3615-8590, 3615-8593 e 3615-8591 ou pelo site www.ufmt.br/niepe.