Projeto reúne produção audiovisual indígena
Publicado em | 07/01/2019
Reprodução.
Documentários, filmes licenciados, banco de imagens e uma biblioteca eletrônica com artigos científicos, trabalhos acadêmicos e livros sobre a produção audiovisual com a temática dos povos indígenas brasileiros foram pesquisados e compilados pelo projeto  Povos do Brasil, fruto da parceria do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Fundação Uniselva - para apoio às atividades administrativas.

O material reunido e produzido pelo Povos do Brasil (feito por índios e não índios) apresenta, e busca representar, os povos indígenas das cinco regiões do país. O conteúdo passou por análises e curadoria de um comitê de pesquisadores sobre a temática indígena e audiovisual que integra o projeto e está disponível para livre acesso na plataforma virtual ufmt.br/povosdobrasil.

Ao navegar pelo site do Povos do Brasil  o usuário encontrará
produções audiovisuais indígenas das cinco regiões do Brasil

Segundo o coordenador do projeto, professor Paulo Teixeira, o trabalho contribuiu para mapear, classificar, difundir, promover e democratizar informações contemplando as expressões culturais de povos indígenas de todas as regiões do Brasil, com seus saberes e tradições.

"O teor das produções revela uma rica diversidade sócio cultural manifesta nas apresentações de rituais, no cotidiano das aldeias, bem como nas diferentes formas de organização política e cultural em defesa de modos distintos de ser e viver", resumiu Teixeira.

Produções revelam rica diversidade sócio cultural

Levantamento feito pela equipe do projeto Povos do Brasil aponta que, atualmente, no país, existem 254 povos indígenas que somam mais de 900 mil pessoas, com cerca de 180 línguas diferentes. Esses povos, em sua maioria, estão localizados nas regiões Norte e Centro-Oeste. Em Mato Grosso, são 43 povos, com população estimada em aproximadamente 52 mil pessoas.