Sinop - Núcleo de Pesquisa e Apoio Didático em Saúde da UFMT oferece curso de Boas Práticas em Cultura de Células
Publicado em | 25/07/2019
Foto: Reprodução/Léo Ramos Chaves-Fapesp.
Interessados no aprendizado, atualização ou aperfeiçoamento das técnicas de cultivo celular estão aptos à participação no curso de Boas Práticas em Cultura de Células que a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio do Núcleo de Pesquisa e Apoio Didático em Saúde (Nupads) do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), câmpus Sinop, promoverá entre os dias 23 e 27 de setembro deste ano, na região norte do estado.

A capacitação será ministrada pelo curador do Banco Células do Rio de Janeiro (BCRJ), Antônio Monteiro, com mais de 36 anos de experiência em cultivo celular. O BCRJ é o resultado do trabalho conjunto de cientistas, técnicos e estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Associação Técnico-Científica Paul Ehrlich, sendo um centro de referência e excelência em cultura de células no Brasil e no continente.

Antônio Monteiro, curador do Banco Células do Rio de Janeiro.

As inscrições serão abertas em breve no site da Fundação Uniselva, apoiadora da ação.

A coordenadora do curso, professora Lindsey Castoldi, explica que o curso terá carga horária total de 40 horas, metade delas dedicadas à formação teórica e a outra metade para atividades práticas.

"No curso serão abordados temas que envolvem todas as etapas da manipulação celular, preparo de meios de cultura e soluções, desinfecção, lavagem e esterilização de materiais", pontua Castoldi, doutora em Patologia.

"Além disso", ela completa, "serão apresentados também conhecimentos sobre manutenção e criopreservação, controle de qualidade, problemas e soluções em cultivos celulares".

Outras informações pelo telefone (66) 9 8111-0189 (WhatsApp).