Sobre a Fundação Uniselva

Quem somos

A Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) - Fundação Uniselva - é uma entidade de direito privado sem fins lucrativos, criada por professores da UFMT em consonância com a Lei n° 8.958/94 e nos termos da Resolução CD 135/97 de 23 de dezembro de 1997.

Instalada em 10 de junho de 2002, tem por objetivo apoiar as inúmeras atividades da UFMT no âmbito dos projetos ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico, tecnológico e de estímulo à inovação, mediante a gestão administrativa, financeira necessária à execução desses projetos.

Sede da Fundação Uniselva, localizada no campus da UFMT em Cuiabá.

Missão, Visão e Valores

Missão

Apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFMT, bem como prestar iguais serviços à sociedade em projetos de mesma área de abrangência, de interesse público ou coletivo.

Visão

Ser reconhecida como marco de excelência na gestão de projetos no campo do ensino, pesquisa e extensão.

Valores

• Ética – Compromisso com os princípios éticos em sua prática cotidiana, respeitando e zelando pelos valores e imagem da Fundação e atuando em defesa dos interesses tanto da entidade, quanto da instituição apoiada, parceiros e beneficiários;
  • Credibilidade – Condução de suas atividades com integridade, transparência, adotando regras explícitas acerca do trabalho desenvolvido;
  • Transparência - Respeito ao interesse público conferindo publicidade nos seus procedimentos com ênfase nas prestações de contas de seus atos;
  • Imparcialidade – Adoção de uma postura imparcial e comprometida com sua missão de apoiar a UFMT e suas atividades suplementares;
  • Respeito às pessoas – Desenvolvimento de todas as suas atividades respeitando a diversidade de gênero, credo e opinião;
  • Construção do conhecimento – Compromisso com a disseminação do conhecimento produzido pela academia, rica fonte de informação e capacitação para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e de novas tecnologias.

O que fazemos

Criada com o objetivo de dar apoio aos projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico, tecnológico e de estímulo à inovação da UFMT, a Fundação Uniselva além de colaborar para o desenvolvimento da comunidade acadêmica, propiciar atividades que ampliem os conhecimentos científicos e culturais, colocando-os ao alcance de toda a sociedade, tem seu crescimento intrinsecamente relacionado ao crescimento da UFMT, seja participando da construção de importantes projetos ou presente em momentos significativos da instituição apoiada.

A maior atividade da Fundação Uniselva se expressa na gerência técnico-administrativa de projetos ou de apoio e prestação de serviços nas diversas áreas do conhecimento. Todas as atividades devem estar em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFMT.

Contamos com uma equipe de colaboradores capacitada para prestar apoio às diversas demandas oriundas da instituição apoiada, seja na condução dos procedimentos exigidos pelas agências de financiamento e fomento, nacionais e internacionais, para aprovação de projetos por elas financiados, seja no assessoramento à elaboração de projetos compatíveis com tais fontes e gerenciamento dos recursos obtidos, com administração individualizada para cada projeto, além da prestação de outros serviços.

Estrutura

A estrutura deliberativa e administrativa da Fundação Uniselva é composta pelo Conselho Curador, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva, cujos membros exercem suas funções gratuitamente, ou seja, sem vantagem pecuniária decorrentes desta condição.

Conselho Curador

O Conselho Curador da Uniselva é composto por sete membros, sendo o diretor-geral da Fundação seu presidente. O Conselho é responsável pelo orçamento e o plano de trabalho da entidade para cada exercício financeiro, pela estrutura administrativa, elaboração do Regimento Interno e seu funcionamento, aprovação da prestação de contas do exercício financeiro anual após parecer do Conselho Fiscal, bem como submeter tal prestação e o relatório anual de gestão ao Conselho Diretor da UFMT, dentre outras funções.

Atual composição do Conselho Curador da Fundação Uniselva

Cristiano Maciel

Carlos Magno Mendes

Tereza Christina Mertens Aguiar Veloso

Marco Antônio Araújo Pinto
Representante do Conselho Diretor da UFMT

Áurea Christina de Paula Corrêa
Representante do Conselho Universitário da UFMT (Consuni)

Éber Luis Capistrano Martins
Representante do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMT (Consepe)

Millane Chaves da Silva
Representante da Sociedade Civil de Mato Grosso

Conselho Fiscal

Ao Conselho Fiscal, composto por cinco conselheiros, compete acompanhar e fiscalizar a gestão financeira da entidade, zelando pela exatidão no emprego de seus recursos e emitindo parecer sobre as contas anuais a serem apresentadas ao Conselho Curador, entre outras responsabilidades previstas no Estatuto da entidade.

Atual composição do Conselho Fiscal da Fundação Uniselva

Giseli Alves Silvente
Representante da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FAeCC)

Luis Fabrício Cirillo de Carvalho

Marcos Prado de Albuquerque
Representante do Conselho Diretor da UFMT

Benedito Dias Pereira
Representante do Conselho Universitário da UFMT (Consuni)

Beleni Saleti Grando
Representante do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMT (Consepe)

Diretoria Executiva

Órgão executivo e administrativo da Fundação Uniselva. É formada por um diretor-geral e um superintendente administrativo financeiro. Lhes compete estabelecer normas e diretrizes de organização, administração e operação da entidade. Gerenciam os trabalhos das áreas de Compras, Comunicação, Contabilidade, Financeira, Importação, Jurídica, Licitação, Núcleo de Processamento de Dados, Prestação de Contas, Projetos, Recursos Humanos e Secretaria.

O diretor-geral Cristiano Maciel e a superintendente Sandra Maria Coelho Martins compõem a atual Diretoria Executiva da Fundação Uniselva.
Av. Fernando Corrêa da Costa, 2367, Campus UFMT - Boa Esperança - CEP 78060-900 - Cuiabá - MT - CNPJ 04.845.150/0001-57 - Telefone: (65) 3318-9800